segunda-feira, 12 de outubro de 2015


Por: Elenilton Cunha





Registros recentes apontam que na ditadura militar houve centenas de índios mortos espalhados pela mata, mulheres, velhos, crianças, homens, membros da etnia Arara, após serem contaminados por gripe nas margens da Transamazônica. Também os mais de dois mil, indígenas Waimiri-Atroari, mortos por tiros de metralhadora, talvez até mesmo bombas do Exército, e também por epidemias.
Também houve os campos de trabalho forçado mantidos pela Fundação Nacional do Índio (Funai) após 1964 e que manteve silenciosamente em Minas Gerais dois centros para a detenção de índios considerados “infratores”. Para lá foram levados mais de cem indivíduos de dezenas de etnias, oriundos de ao menos 11 estados das cinco regiões do país.

O processo civilizatório imposto pelo regime militar incluía perseguição, criminalização, prisão e tortura de lideranças indígenas que lutavam por seus territórios ou que tivessem comportamento considerado inadequado. Na ditadura, a construção de estradas e hidrelétricas e o desmatamento para a pecuária resultaram na expulsão de comunidades indígenas de suas terras e em milhares de mortes.

Atualmente o caso Guarani é um dos mais chocantes. Muitos dos Guaranis de Mato Grosso do Sul estão amontoados reservas minúsculas para sua população. Somente na reserva de Dourados 12 mil índios vivem em pouco mais de 3.000 hectares, esse fato aliado à destruição da floresta fez com que as práticas da caça e pesca sejam impossíveis, e não há mais terra suficiente até mesmo para plantar. A desnutrição é um problema sério e, desde 2005, somente em Dourados, pelo menos 53 crianças Guarani morreram de fome.

Não obstante, diante desse alarmante cenário de morte, acelera-se o processo de votação da PEC 215 que legaliza um futuro macabro aos povos indígenas, pois em suma ela retira a prerrogativa de demarcação de terras do poder Executivo e o transfere para o poder Legislativo, convenhamos que em um Congresso infestado de ruralistas a garantia de futuras demarcações de Terra está definitivamente descartada.























Comentários