sexta-feira, 16 de outubro de 2015


Medida tomads pela ELETROBRAS em conjunto com o governo estadual prevê venda da distribuidora em Novembro de 2015.


Por: Elenilton Cunha






A Eletrobras quer que o governo federal apoie a venda de ao menos quatro distribuidoras que são superavitárias, ou seja, que dão lucro. Em tempos de ajuste fiscal nada mais inapropriado que sugerirem uma medida como essa em prol do capital privado.  

A CELG, a mais lucrativa do Brasil, será a primeira agência de distribuição a ser privatizada com avalizamento do governo Estadual e foi incluída no Programa Nacional de Desestatização (PND) no ultimo dia 13 de Maio de 2015 com a assinatura do decreto nº 8.449 por Dilma Roussef do PT. 

A Eletrobras afirma que o papel de saneá-las, ou seja, de pagar suas dívidas e torná-las mais lucrativas já foi feito ao longo dos últimos anos, deixando-a mais atrativa ao “mercado”, a afirmação condiz, pois ao que consta 4 empresas já estão de olho nas ações da empresa, os grupos Equatorial, CPFL, Copel e a Elektro. A venda está prevista para o mês de Novembro. 

Junto com a CELG, a Ceron (Rondônia), a Cepisa (Piauí) e a Eletroacre (Acre) devem ter o mesmo destino porém, de todas, a CELG é a “joia da coroa” pra o mercado, cujo o interesse aumentou com a concessão de mais 30 anos autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 
  
Especulação 
  
Medidas desse porte já são velhas conhecidas dos brasileiros, e é de amplo conhecimento que fazem parte dos “pacotes” de ajuste fiscal já que os bancos que detém os títulos da dívida pública exigem medidas como essas como parte do “pagamento”, péssimo para o povo, excelente para o mercado privado internacional. 

Atacar a soberania e os interesses nacionais é praxe nas politicas neoliberais que o governo do PT deu prosseguimento dos governos anteriores. 


O STIUEG e o Movimento em Defesa da CELG Pública se reuniram com o Dep. Chico Alencar em Brasília.
   
Resistência 

  
O Stiueg e o Movimento em Defesa da CELG Pública promoveram na manhã de ontem, 15 de setembro de 2015, um Ato Público em que os trabalhadores da empresa e da sociedade civil demonstraram união na luta contra a privatização da empresa. Enquanto acontecia o ato, lideranças dos dois movimentos estiveram em Brasília se reunindo com o líder do PsoL na Câmara, Dep. Chico Alencar, que já demonstrou total apoio com relação a essa causa. Em seu site o Stiueg se manifestou: 

“O STIUEG e a Comissão em Defesa da Celg Pública estiveram em Brasília buscando apoio e fortalecendo os laços na manutenção da CELG pública. O Líder da bancada do PSOL, Deputado Federal Chico Alencar, em nome do partido, soma a luta contra as privatizações.   
O Deputado, que é do Rio de Janeiro e conhece a realidade de uma empresa energética privatizada, pontuou os problemas que os cariocas vivem e reafirmou seu posicionamento contra os desmontes das empresas públicas e o descompromisso dos Governos Estadual e Federal com o povo brasileiro.  
A Celg é a primeira da levada das privatizações no setor elétrico. O Governador de Goiás e a Presidente insistem em seguir a cartilha neoliberal que atende as empreiteiras e sacrifica o povo trabalhador. Mas, nós abraçamos a Celg para protegê-la das garras desses leões.  
O STIUEG não se curvará a esse modelo fracassado de privatização que pesa ainda mais nas costas da classe trabalhadora. Estamos na luta ampliando o apoio em defesa da CELG e do patrimônio do povo brasileiro.  
O STIUEG somos nós!  



Ato em defesa da CELG na manhã do dia 15.


Reunião para exposição do caso CELG.



 
Nós do PsoL estamos ao lado da luta por nossa soberania e pelos interesses nacionais e engrossamos a voz e a luta dos companheiros do Stiueg, do Movimento em Defesa da CELG pública e do povo goiano. 

É inadmissível que essas práticas neoliberais continuem a ser implantadas descaradamente em nosso país! 
 A CELG é do povo goiano!

Comentários