sexta-feira, 15 de maio de 2015


Por: Elenilton da Cunha Galvão




No ultimo pleito eleitoral o Brasil se dividiu, animosidades foram afloradas e máscaras derrubadas, não há mais espaço para demagogias politicas e/ou ladainhas não cumpridas visto que, com o advento da internet e o interesse politico cada vez mais latente (e golpista) do brasileiro, pouco espaço sobra para pessoas que falam e não cumprem, que aumentam a distância entre o que dizem e o que praticam.

Dito isso, vamos considerar o seguinte: na ultima campanha Ouvidor não sentiu tanto a dicotomia politica que o Brasil vive mas nem por isso seu eleitorado deixou de ser claro em alguns pontos, como a inexpressiva, mas mesmo assim inconveniente, reeleição de Marconi Perilo na cidade e o expressivo  voto de confiança à Dilma Roussef para presidente, mostrando que o morador de Ouvidor é bastante homogêneo no quesito politica.

 Ouvidor foi visitado por alguns notórios demagogos como Ronaldo Caiado do DEM, que está abaixo de qualquer adjetivação sobre o que de pior a nossa politica pode produzir [e mesmo assim conseguiu 60% de votos dos eleitores ouvidorenses]. Dentre esses, o candidato a Deputado Federal pelo Estado que mais nos visitou foi o Sr. Daniel Vilela (PMDB), que graças a confiança que a população de Ouvidor lhe cedeu conseguiu mais de 40% de aprovação nas urnas, muito a frente dos outros candidatos, como Lucas Vergilio do embusteiro partido Solidariedade que mal conquistou 5% dos votos válidos.

Pois bem, desde o inicio da sessão legislativa de 2015 que possui à frente das casas do Congresso Eduardo Cunha (na Câmara) e Renan Calheiros (no Senado), ambos do PMDB, que sistematicamente o direito dos trabalhadores estão sendo atacados, sem contar, lógico, com o ajuste fiscal promovido por Dilma Roussef com amplo apoio da bancada do PT e do PCdoB nas casas. De todos os projetos criminosos e que atentam contra a dignidade dos trabalhadores 4 se destacam, são eles:

PL 4330 – Que possibilita a terceirização das atividades-fim das empresas, precarizando o trabalho de todos os brasileiros e viabilizando até mesmo a quarteirização, assunto já discutido por nós, aqui.

MP 664 – Que reduz, na prática, o valor do benefício de quem se aposenta por tempo de contribuição antes de atingir 65 anos de idade, no caso dos homens, ou 60 anos, das mulheres.

MP 665 – Que muda as regras e dificulta o acesso a benefícios trabalhistas, como seguro-desemprego e o abono salarial.

PL 4148 – Que que acaba com a exigência do símbolo de transgênico nos rótulos dos produtos com organismos geneticamente modificados (OGM), como óleo de soja, fubá e outros produtos derivados, com severas implicações na saúde dos trabalhadores e no direito à informação sobre o que consumimos. Se informe aqui.

Acontece que o Sr. Daniel Vilela, deputado que por possuir maior representatividade entre a população de Ouvidor deveria, teoricamente, lutar pelo bem dos brasileiros (e dos ouvidorenses enquanto brasileiros) está na contramão do que se esperava, digo pois na votação de TODOS OS PROJETOS APRESENTADOS ANTERIORMENTE, o dito deputado federal votou SIM sem titubear, reafirmando sua posição diante do capital daqueles que o financiaram e não na dignidade daqueles que o elegeram, como os cidadãos de Ouvidor, por exemplo.

Os projetos anteriormente citados ainda serão apreciados no Senado Federal e pelo histórico o Senador eleito em nossa cidade, Ronaldo Caiado, não votará diferente de Daniel Vilela, o que de longe NÃO assegura que os trabalhadores ouvidorenses terão seus direitos preservados e defendidos diante dos sucessivos ataques que estamos sofrendo no Congresso.

Não cabe mais votar naqueles que se aliam com o capital financeiro e empresarial.

Eduardo Cunha acenou votação de Reforma Politica no inicio do próximo mês (Junho), o que nós do PsoL já adiantamos é que a "reforma" proposta pelo PMDB não passa de uma falcatrua eleitoreira por parte do parlamentar (Cunha) e de deputados que comungam da mesma ideia. Reforma politica séria se faz com plebiscito, com discussões pautadas na raiz do problema em questão, o que de imediato reafirmamos que trata-se do financiamento (investimento) de campanhas politicas. Ponto. Pois, enquanto continuarmos elegendo pessoas alinhadas aos interesses daqueles que os fizeram serem eleitos (as corporações, empresários e bancos) JAMAIS O POVO TERÁ REAL REPRESENTATIVIDADE E DIREITOS ASSEGURADOS NO CONGRESSO.

Comprovando esse fato listo abaixo como foi o voto de TODOS os deputados goianos nas matérias citadas e como vocês podem ver, em alguns pontos, não foi muito diferente do posicionamento de Daniel Vilela:



MP 664:

NÃO: Flávia Morais (PDT), Roberto Balestra (PP), Marcos Abrão (PPS), Alexandre Baldy (PSDB), Célio Antônio da Silveira (PSDB), WaldirSoares (PSDB), Giuseppe Vecci (PSDB), João Campos (PSDB), Lucas Vergílio (SD), Fábio Sousa (PSDB).

SIM: Daniel Vilela (PMDB), Pedro Chaves (PMDB), Magda Mofatto (PR), Rubens Otoni (PT), Sandes Júnior (PP), Heuler Cruvinel (PSD), Jovair Arantes (PTB).






MP 665:

Sim: Daniel Vilela (PMDB), Jovair Arantes (PTB), Magda Mofatto (PR), Pedro Chaves (PMDB), Rubens Otoni (PT).

Não: Alexandre Baldy (PSDB), Célio Silveira (PSDB), Fábio Sousa (PSDB), Giuseppe Vecci (PSDB), Heuler Cruvinel (PSD), Lucas Vergilio (Solidariedade), Marcos Abrão (PPS), Roberto Balestra (PP), Sandes Júnior (PP), Delegado Waldir (PSDB), Flávia Morais (PDT)






PL 4330:

SIM: Daniel Vilela (PMDB), Jovair Arantes (PTB), Magda Mofatto (PR), Pedro Chaves (PMDB), Alexandre Baldy (PSDB), Fábio Sousa (PSDB), Giuseppe Vecci (PSDB), Heuler Cruvinel (PSD), Lucas Vergilio (Solidariedade), Marcos Abrão (PPS), Roberto Balestra (PP), Sandes Júnior (PP)

NÃO: Delegado Waldir (PSDB).






PL 4148:

SIM: Daniel Vilela (PMDB), Jovair Arantes (PTB), Lucas Vergilio (Solidariedade), Marcos Abrão (PPS), Sandes Júnior (PP), Delegado Waldir (PSDB), Flávia Morais (PDT), Pedro Chaves (PMDB), Roberto Balestra (PP),


NÃO: Rubens Otoni (PT)




Ainda entrará em pauta temas polêmicos como a redução da maioridade penal, reforma politica, biopirataria, desmilitarização da PM entre outros, estamos de olho e aguardando o posicionamento dos deputados e senadores goianos com especial ênfase aos eleitos em Ouvidor.


Fique de olho e acompanhe o PsoL.

Comentários